BLOG

elementos coloridos
elementos coloridos

Como transformar seu terreno vazio em um estacionamento lucrativo

Estacionamentos são necessidades de primeira ordem dos centros urbanos do Brasil. Cada vez mais cresce a demanda por vagas, e o estacionamento pode ser o destino de um terreno vazio, gerando excelentes resultados.

Para tanto, é necessário entender como funciona este negócio e as razões para converter seu terreno vazio em uma fonte de receitas. 

Siga com a leitura e bom aprendizado.

Antes, por que não deixar seu terreno vazio

Um terreno vazio na área urbana é um excelente patrimônio. Ele pode ser explorado de diversas formas e trazer retorno para o proprietário. Contudo, nem todo negócio que for montado ali tem viabilidade econômica, lucratividade e mesmo retorno rápido.

Construir, por exemplo, demanda tempo, administração da obra e, provavelmente, a ida a bancos em busca de financiamento. Nesse caso, agregar valor ao terreno é condicionado à contração de uma dívida.

Por isso, os proprietários devem pesquisar as opções disponíveis, que nem sempre são óbvias. O certo é que um terreno vazio, por mais que valorize como patrimônio imobiliário, gera custos, como o de manutenção e o de impostos. Além disso, corre o risco de ser invadido ou mesmo vandalizado.

Se há uma boa opção de transformar um terreno vazio em uma fonte de receita, com rapidez e sem mega estruturas, é montando um estacionamento. E você vai entender na sequência como fazer isso.

Entendendo os estacionamentos

Um terreno pode até ser usado informalmente para guardar carros. Mas isso não faz dele um estacionamento no padrão esperado pelas pessoas. Estamos falando de um negócio estruturado, que presta um serviço específico para uma determinada clientela.

Portanto, um estacionamento é um negócio que deve ter:

  • Segurança para as pessoas e os veículos
  • Monitoramento com câmeras
  • Sinalização interna
  • Diferentes opções de pagamento
  • Automatização

Essa estrutura permite que o serviço seja prestado da melhor forma, diminuindo o risco de sinistros e gerando satisfação do consumidor. Cada vez mais os estacionamentos se modernizam e se colocam como opção de mobilidade para os motoristas, principalmente em regiões comerciais. É isso que vai garantir a lucratividade do empreendimento.

Criando o estacionamento

Proprietários de terrenos têm a oportunidade de convertê-lo rapidamente em um estacionamento. Se o terreno possuir dimensões apropriadas e estiver perto de áreas de grande fluxo de pessoas, é um grande candidato a se tornar um empreendimento deste tipo. 

A vantagem é que não é preciso ter conhecimento nem investir seu capital. A melhor opção é terceirizar com empresas do setor. Ao fazer isso, o proprietário transfere a montagem e a operação do estacionamento para uma empresa especialista, que trará receitas para um terreno até então ocioso. O espaço, além de ser valorizado, passa a ser uma fonte de dinheiro em vez de gerar apenas despesas.

A Expert Drive, por exemplo, é uma gestora de estacionamentos de diversas instituições e pode ser a solução mais rápida para rentabilizar o seu terreno vazio. Basta entrar em contato e solicitar uma avaliação do seu terreno para receber uma proposta.

Siga-nos nas redes sociais e fique saiba tudo sobre o negócio dos estacionamentos.