BLOG

elementos coloridos
elementos coloridos

Otimização de vagas de estacionamentos: entenda mais

Montar um estacionamento requer organizar o terreno para receber um número máximo de veículos com conforto, área de manobra e, claro, visando o faturamento.

Para isso, é necessário promover a otimização de vagas. É um processo que leva em conta o terreno, as dimensões dos carros e a decisão de como melhor demarcar as vagas.

Escrevemos este artigo para que você saiba como funciona esse processo e possa aproveitar melhor o espaço do seu estacionamento.

Demarcação de vagas

Um passo necessário para otimizar as vagas é a demarcação. Não basta apenas separar os carros. Largura e comprimento das vagas, além da angulação, devem ser considerados para acomodar o maior número possível de veículos.

Mas tudo isso deve ser feito com cuidado. Pois a ideia não é lotar o espaço de carros, e sim oferecer a melhor experiência de estacionamento, no modelo de autosserviço. Assim, as dimensões das vagas devem levar em consideração itens como: abertura de portas, distância dos retrovisores, dimensões dos carros, ângulos das vagas e área de manobra.

Com isso em mente e medidas do terreno, é possível calcular o número de vagas de acordo com as dimensões médias dos veículos e a área útil. 

Veículos pequenos têm em média 2,10 m x 4,20 m; já os médios, 2,20 m x 4,70 m; e os grandes medem 2,50 x 5,50. Este é o perfil da maioria dos carros que chegarão ao seu estacionamento. É preciso definir se as vagas serão em 30°, 45°, 60° ou 90°, a depender das dimensões disponíveis para manobras.

Mas isso tudo não é algo que você precise dominar. Uma equipe de arquitetos precisa ser acionada para realizar o cálculo e fazer as demarcações para promover a otimização de vagas.

Vantagem da otimização de vagas

Estacionamentos terceirizados costumam ter boas receitas justamente por racionalizar seus espaços e extrair deles todo o potencial. Veja abaixo as vantagens que podem ser obtidas:

  • Ampliação de capacidade – com o cálculo preciso, é demarcado o número máximo de vagas. Dessa forma, mais veículos podem acessar o estacionamento.
  • Aumento do faturamento – vagas bem constituídas estimulam a rotatividade e consequentemente trazem mais faturamento, uma vez que levam em consideração a tarifa e o tempo que o carro fica parado no local.
  • Autonomia das operações – no sistema de autosserviço, os motoristas têm espaço suficiente para manobrar e facilidade para parar o carro. Assim, as operações ganham em autonomia, não necessitando de grandes intervenções de funcionários.

Design e Arquitetura

Como falamos mais acima, todo esse processo deve ser feito por arquitetos. Estacionamentos são empreendimentos com potencial econômico e, para o seu melhor aproveitamento, é sempre recomendado que equipes especializadas trabalhem na sua concepção.

Assim, os arquitetos de fato desenvolvem o local para aproveitá-lo de forma racional. O mesmo acontece com os designers, que criam a identidade visual do local e a sinalização, que guia o motorista por todo o espaço de vagas otimizadas.

Nesse sentido, o local, além de bem caracterizado, pode acomodar o máximo de carros possível, com boa rotatividade e excelente expectativa de estacionamento.

Se o seu estacionamento precisa ser otimizado, fale com nosso consultor.