BLOG

elementos coloridos
elementos coloridos

Automação de estacionamento: equipamentos fundamentais

As operações de automação de estacionamentos são cada vez mais requeridas para tornar esses espaços inteligentes, funcionais e intuitivos. Para tanto, o gestor precisa instalar uma série de equipamentos que permitem a autonomia do motorista no local.

Esses equipamentos controlam o fluxo, o pagamento e até a gestão do estacionamento. Veja mais detalhes sobre cada um deles.

1. Cancela automática

Pode parecer óbvio que uma cancela abra com a aproximação do veículo. Mas essa é uma operação que elimina a mão de obra humana. Esta pode ser mais bem aproveitada em outras funções. 

A cancela é integrada ao software de automação do estacionamento e exerce um importante papel no fluxo de entrada e saída de veículos. Elas são feitas de materiais resistentes, mas que protegem o veículo em caso de colisão. Além disso, possuem sensores de aproximação que permitem o seu movimento.

2. Totem de controle 

São as máquinas que emitem o ticket do estacionamento na entrada e liberam o veículo na saída. Com sensores, a tendência é que o padrão seja da emissão automática com a chegada do veículo, o que também abre a cancela.

Os totens são fundamentais, pois se integram com o software de gestão e o sistema de pagamento. Sua operação é simplificada e intuitiva. Alguns podem conter interfone, para o motorista se comunicar com a equipe de pátio em caso de necessidade.

3. Terminal de pagamento

Na automação do estacionamento, o sistema de pagamento cumpre um papel central. O terminal de pagamento pode ser assistido, sendo a operação efetuada por um funcionário, ou automática, em terminais de autoatendimento. 

Em ambos o casos, o sistema é automatizado, com scanners, software de pagamento e opção de crédito e débito. No modelo assistido, há ainda a possibilidade de trabalhar com dinheiro. Os terminais de autoatendimento funcionam bem em grandes espaços, como shoppings, já que ficam descentralizados. Eles evitam também a presença de dinheiro vivo no local.

Vantagens da automação de estacionamento

Os itens acima são equipamentos fundamentais para a automação do estacionamento. Mas há muitas outras tecnologias para aprimorar o local, como:

  • Câmeras de monitoramento
  • Leitores de placa
  • Sensores de vaga
  • Painéis eletrônicos

Eles ajudam a construir um diferencial para que um estacionamento seja bem gerido e traga resultados, como:

  • Diminuição de fraudes – registro de toda a movimentação do veículo e pagamentos.
  • Maior rentabilidade – otimização do uso das vagas.
  • Operação rápida – tanto para motoristas quanto para funcionários.
  • Satisfação do usuário – boa experiência ao estacionar, na entrada e saída, procura de vaga e pagamento.

Você pode aproveitar todas essas vantagens da automação de estacionamento e todos os equipamentos ao terceirizar a gestão. É uma modalidade que vale muito a pena. 

Entre em contato e fale com os nossos consultores para maiores esclarecimentos.